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Natal 2023: como se preparar?

O Natal é uma das datas comemorativas mais esperadas pelos lojistas! Em outubro, novembro e dezembro a busca por presentes, itens de decoração e diversas outras categorias de produtos aumenta bastante. E para que você não deixe escapar nenhuma oportunidade, listamos várias dicas para você se planejar a sua produção desde já para o Natal 2023. Vem ver!

Natal 2023: como se preparar?

Natal 2023
Kit Papelaria para Festa – Natal – loja Tiquinho de Cor

1. Escolha os produtos certos

Defina sua linha de produtos para o Natal

Liste os produtos que você deseja oferecer no Natal considerando os produtos com melhor histórico de vendas em sua loja ou com maior potencial de vendas nessa época do ano, como enfeites de Natal, presentes personalizados, decorações e itens temáticos.

Acompanhe as tendências do seu nicho

Estar atento às tendências e oportunidades do seu nicho de mercado é essencial para manter seu negócio atualizado e competitivo. Para ficar por dentro do que está em alta, você pode:

  • Seguir influenciadores que atuam em seu nicho de mercado nas redes sociais;
  • Analisar a concorrência, seus produtos e estratégias de marketing para acompanhar como eles estão se adaptando às novas tendências;
  • Ler blogs e sites especializados do seu nicho, pois eles costumam compartilhar artigos sobre o que está em alta no setor.

Após fazer o estudo das tendência, você pode criar um novo produto para a sua marca, ou adaptar cores, formatos e estampas dos produtos que você já possui em sua loja.

Planeje-se para oferecer produtos à pronta-entrega

Liste quais são os produtos com maior potencial de venda e antecipe a produção para oferecê-los à pronta entrega. Mesmo que você trabalhe com pedidos feitos sob encomenda, analise a possibilidade de ter etapas pré-produzidas ou adiantar processos dos produtos com maior saída. Isso poderá te ajudar a diminuir o prazo de produção das encomendas de final de ano.

Ao fazer as compras online, muitas pessoas esquecem de considerar o tempo de produção de produtos artesanais, principalmente aquelas que deixam para fazer suas compras no último momento. Por esse motivo, se possível, é muito vantajoso ter algumas peças à pronta entrega para não perder vendas.

Bonecos Mini Presépio Natal Amigurumi – loja Jess Arte e Amor

2. Planeje a sua produção

Verifique seu estoque de materiais

No final do ano, a movimentação em lojas em geral costuma ser maior. Para evitar filas e economizar tempo, analise seu estoque e certifique-se de que você terá os materiais e ferramentas para produzir os produtos que planejou.

Além dos materiais para criar produtos, é importante se atentar ao estoque de embalagens para envio dos seus produtos. Veja se as quantidades de caixas, papéis kraft, embalagens e fita adesiva são suficientes para embalar as encomendas que chegarão.

Crie um cronograma de produção

Elabore um cronograma considerando as datas de início de conclusão de cada produto. Isso te ajudará a planejar quanto tempo será necessário para concluir todas as etapas da produção.

3. Revise a sua loja e o cadastro dos produtos

Revise as fotos de seus produtos

Essa é uma dica que sempre sugerimos aos vendedores do Elo7. Atentar-se às fotos de boa qualidade é muito importante para você aumentar suas chances de venda. Mas, fique tranquilo que você não precisa de uma câmera profissional para tirar boas fotos. Neste post, compartilhamos várias dicas para que suas fotos fiquem incríveis. Além disso, fique atento aos critérios do Google Shopping: algumas práticas, que incluem as fotos, não são permitidas e fazem com que seus produtos não sejam anunciados!

Estrela com Fotos para Árvore de Natal – loja É Festa Personalizada

Atenção com o prazo de entrega

Se você trabalha com produtos personalizados ou por encomenda e precisa de tempo para ser confeccioná-los, precisa considerá-lo na hora de fechar uma venda. Afinal, se seu cliente compra um produto para presentear alguém no Natal, é importante ter certeza que ele chegará dentro do prazo para evitar qualquer transtorno. Inclua essa informação nas políticas da sua loja.

Como imprevistos podem acontecer, evite definir um prazo muito apertado. Sempre deixe uma margem de folga e surpreenda seu cliente ao enviar o pedido antes do prazo, se possível.

Lembre-se de que a antecipação e a organização são essenciais para uma produção bem-sucedida para o Natal. Planeje com antecedência, esteja preparado para enfrentar imprevistos e, acima de tudo, aproveite a oportunidade para encantar e fidelizar seus clientes durante esta temporada festiva.

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Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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