Tenha produtos em estoque e venda mais no Natal!

Gente, vamos ser bem sinceros(as)? Não dá uma raivinha quando encontramos aquele produto incrível numa loja e, quando vamos comprar, percebemos que o produto esgotou?

“Produto indisponível”, “produto fora de estoque” e até mesmo – dependendo do caso – “produto sob encomenda” são frases que fazem sair fumacinha da cabeça, principalmente quando estamos super desejando uma peça  a ponto de comprar imediatamente. Depois de ficar frustrado(a), o que você faz? Vai atrás de um produto semelhante em outra loja. E se você faz isso, pode ter certeza que seu cliente o fará também.

O Dia das Bruxas foi ontem, mas mentalizar a cena de um cliente que “quase” comprou um produto e terminou no concorrente dá pesadelos horripilantes até no lojista mais desapegado, né mesmo?

Vamos mudar isso de uma vez por todas! A dica do especial Natal Fora de Série é:

Claro que os produtos artesanais são únicos e na maioria das vezes produzidos sob encomenda. A gente entende, apóia e propõe um Movimento de Valorização do Artesanato. O que estamos sugerindo aqui é ter um estoque de segurança dos produtos mais vendidos, principalmente nessa época de fim de ano, onde a procura aumenta.

Bolsas: Renàta Viál

O ideal dos ideais é ter estoque da loja inteira, mas você pode começar aos poucos se não tem esta possibilidade.

Pense estrategicamente! Consulte o seu caderno, planilha de controle ou histórico de vendas no Elo7 e veja o que teve mais saída no último Natal. Aproveite os feriados de Novembro e invista na produção de mais peças!

Se começou a vender agora, faça uma pesquisa de mercado (pode ser pela internet mesmo) e veja quais itens os clientes estão procurando essa época para montar seu estoque. E tenha certeza de divulgar os produtos específicos no destaque da loja ou destaque da busca (se você tiver) e nas suas redes sociais.

Presilhas: Ana Tuyama

Você também vende produtos em lojas físicas? A palavra de ordem é organização! Tente o máximo possível não misturar os estoques dedicados à sua loja virtual e o que vai para canais offline (bazares, feiras e lojas de rua).

Imagine se você consegue vender um produto num bazar e ao voltar de lá percebe que um cliente comprou o mesmo produto na sua lojinha? A solução será negociar um prazo maior de entrega para o cliente, o que sempre gera desgastes desnecessários.

E se os seus fornecedores não tiverem mais aquela mesma matéria-prima? A confusão está criada… Por essas e outras, tente não misturar os estoques, pois a reputação da sua loja pode entrar em jogo.


Bodies: Iroma Baby

Ter um estoque estratégico é muito importante para a sua loja virtual. Se o produto pode ser comprado rapidamente, é entregue no prazo e a mercadoria é de qualidade, o cliente fica satisfeito e todo mundo sai ganhando. E isso é a base para o sucesso do seu negócio criativo.

***

Acompanhe todos os posts do Natal Fora de Série clicando no banner bastidor ali ao lado ou pelos posts já publicados:

  1. Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
  2. Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá! 
  3. Movimento de Valorização do Artesanal
  4. Venda mais com promoções e frete grátis… você pode!
  5. Com segurança, seu cliente compra mais

Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitar as oportunidades do final de ano.

Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

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