Home | Gente que Inspira | Entrevista | Caixas de leite recicladas viram lindas embalagens

Caixas de leite recicladas viram lindas embalagens

caixas de leite recicladas

A criativa que capricha nas caixas de leite recicladas e cria embalagens incríveis é a entrevistada da semana do Blog do Elo7. Susi, a gaúcha que hoje vive em São Paulo também foi a ganhadora do concurso cultural Atelier Fora de Série. Conheça a loja Anastácia Clementina, sua história e seus produtos.

Minha história como artesã começou numa fria e chuvosa tarde do mês de agosto de 2009, naquela época eu estava desempregada e me recuperava de uma cirurgia e estava com minha sobrinha que passava férias em São Paulo. Devido ao surto de gripe naquele ano, as férias escolares se prolongaram e ela ficou mais tempo que o previsto. Embaixo do prédio onde moro havia uma loja de materiais para artesanato e eu a levei para passar uma tarde fazendo arte, pois não tinha mais o que inventar para uma criança hiperativa e tagarela! Fui convidada pela professora para participar da aula e fui então, apresentada para este universo incrível que é o artesanato. Conheci a decoupage e foi amor à primeira vista. Fiquei encantada com os guardanapos, as cores os desenhos e a delicadeza dos papéis.”

O despertar da criatividade

“O desejo de fazer algo diferente, alegre que me tirasse daquele estresse em que eu estava foi o que me motivou a seguir e aprimorar meu trabalho. Eu sentia muita dor e fiquei oito meses fazendo fisioterapia para recuperar os movimentos do meu braço direito após uma cirurgia no ombro que me deixou algumas sequelas.”

caixas de leite recicladas

O Atelier fora de série!

“Até três meses atrás eu não tinha um espaço específico para fazer meu trabalho. Desde 2009, quando comecei, inicialmente com MDF e depois com as embalagens, eu trabalhava na área de serviço de casa, na sala, no meu quarto e sempre carregava minhas ferramentas e materiais de um lado para outro, levando bronca pela bagunça, sujeira etc. Teve uma época que por três meses minhas coisas ficaram na sala, era uma bagunça, um caos. Agora esse é o meu espaço mágico! É o lugar onde eu não sinto dor e posso transformar caixinhas em graciosas e coloridas embalagens para presentes. É um lugar só meu onde eu posso soltar minha imaginação e criatividade.”

caixas de leite recicladas

“Minha paixão é a sacolinha feita com caixinha de leite. Amo, amo minhas sacolinhas.  Quando estou fazendo uma peça fico imaginando o que será colocado dentro, qual o presente ela vai levar, como será a reação da pessoa que vai ganhar a sacolinha.”

Expectativas para o negócio criativo

“Eu acredito que existe um grande mercado para o artesanato, principalmente para o artesanato sustentável. Hoje tenho plena convicção que meu hobby virou um negócio potencial e que devo colocar em prática meus conhecimentos acadêmicos para transformá-lo em algo lucrativo. Há espaço para crescer e evoluir, mesmo dentro de um cenário onde as previsões econômicas não otimistas para 2015.  Os momentos difíceis são desafiadores e nos impulsionam para frente, quando acreditamos naquilo que fazemos.”

Aproveite para conhecer mais produtos da loja Anastácia Clementina e veja também o vídeo da transformação do atelier da Susi, ficou incrível!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.