Home | Moda | Combina com... | Armário cápsula: guarda-roupa prático

Armário cápsula: guarda-roupa prático

armariocapsula1

Você já conhece o termo armário cápsula? Se ainda não está familiarizada(o) com esse conceito, pode ser uma boa hora para atualizar o seu guarda-roupa! Vem com a gente entender sobre o que estamos falando!

O que é o armário cápsula

O conceito está alinhado ao consumo consciente, organização e sustentabilidade. Colocar em prática um armário cápsula em sua casa significa tornar o seu armário prático e enxuto. Os especialistas da moda deram um nome conceitual, mas nada mais é que otimizar as peças de seu guarda-roupa a fim de escolher aquelas chaves e usuais para o maior número de composições. Esse estilo de armário visa o uso consciente das roupas, sem exageros e excesso de consumo e acúmulo.

armariocapsula2

Como criar um para chamar de seu

Para adentrar a essa onda e também filtrar o que é importante em seu armário, há algumas dicas. O armário cápsula normalmente contém até 30 peças, entre calças, saias, shorts, bermuda, lenços, casacos, camisetas e outros. E a proposta é deixar apenas aquilo que vai utilizar em uma temporada em seu armário. O resultado será maior facilidade para encontrar o que procura, ganhar tempo ao se vestir no dia a dia e evitar o acúmulo desnecessário. Ao listar as peças, tome o cuidado de escolher aquilo que combina facilmente entre si e dispense repetições.

armariocapsula

Quem espalha essa tendência pela web dá a sugestão de criar um armário para o verão e outro para inverno, por exemplo. Você não se desfaz de roupas, muito pelo contrário, guarda aquilo que não é usado na temporada e torna acessível o que está de acordo com a temperatura.

Aproveite para desapegar!

Ao elaborar o seu armário funcional, aproveite para rever as peças que não está usando e pratique a doação. Muitas vezes acumulamos peças de outras épocas que não cabem mais em nosso dia a dia, coisas que estão em ótimo estado mas não fazem mais parte de nossa rotina. Que tal encontrar instituições em seu bairro e praticar o desapego? Fará bem a você e a quem recebê-las!

O que achou da ideia do armário cápsula? Fica a sugestão para organizar o guarda-roupa para a próxima estação. Encontre aqui organizadores para o seu armário e leia também o post sobre como colocar ordem em gavetas.

Imagens: blog Camile Carvalho e blog Jiglan Stuff (duas blogueiras que fizeram seus armários  cápsula) e blog Unfancy

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.