Você sabe a diferença entre preço e valor de um produto? Se a reposta foi não, confira neste post o que é um e outro e o porque saber a diferença entre eles pode ser vital para o seu Negócio Criativo!
Porque seus produtos precisam ter valor antes de preço?
Como agregar mais valor aos seus produtos?
Procure se destacar em seu mercado
Os consumidores estão, cada vez mais, aderindo à internet para realizar suas compras. E com a facilidade em pesquisar diferentes marcas e seus concorrentes, fica mais evidente a necessidade de se diferenciar, tanto em seus relação aos seus produtos quanto em sua marca. Por isso não se contente em reproduzir uma técnica ou um molde. Vá além e acrescente seu toque criativo, único, original em tudo que fizer. Procure seu diferencial.
Crie um novo molde, um design original, busque fornecedores de matérias primas diferenciadas (até mesmo no exterior), crie um acabamento especial, capriche nos mimos e embalagem, coloque o seu toque pessoal nas peças, crie identidade para sua marca e produtos. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença e valorizam seu trabalho!
O valor não está apenas na utilidade
Um cliente que busca um álbum de fotografias para organizar os registros de sua última viagem poderá encontrá-lo em qualquer loja de fotografia pelo preço de R$40,00. Porém, esse cliente deseja guardar momentos tão especiais em um álbum personalizado e de acabamento diferenciado, e por isso busca um profissional de encadernação artística e paga R$80,00. Esse valor pago a mais é o valor que o cliente aceita pagar pela experiência de compra e pelo sentimento que aquele produto irá lhe proporcionar!
Custos e despesas do seu Negócio Criativo
Pensar nos custos e despesas do seu negócio criativo é o segundo passo.
Quando colocamos nossas criações a venda na Internet, surgem milhares de dúvidas na cabeça. Uma das tarefas mais difíceis é definir o preço do produto, certo? Um produto corretamente precificado:
- Valoriza o seu trabalho e o dos seus colegas que atuam no mesmo segmento;
- Vende mais;
- Atrai bons compradores que apreciam e reconhecem o valor dos seus produtos;
- É atrativo para novos compradores;
- Injeta mais dinheiro no seu negócio criativo;
- Te deixa mais feliz e recompensada pelo trabalho e
- Agrega valor à sua marca.
Use uma fórmula de precificação considerando variáveis
Uma maneira simples de saber como calcular valor do produto e planificar todos os aspectos que precisam ser levados em conta é por meio de uma fórmula que contempla os custos com diferentes variáveis. Os elementos incluídos são:
- matéria-prima para fabricação;
- logística de transporte e entrega, caso se aplique;
- materiais como embalagens, etiquetas, tags etc;
- comissão de vendedores;
- divulgação e propaganda;
- proporcional do custo fixo por artigo ou hora de serviço prestado;
- impostos referentes à venda (ICMS, IPI, Simples Nacional etc);
- margem de lucro;
- custos com o ambiente onde a peça é exposta.
Nós compartilhamos neste post, em parceria com a Calcularte, o passo a passo para te ajudar na precificação do seu produto, vem ver.
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