Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Baixe grátis: Calendário 2023 + 31 dias de conteúdo para o Instagram!

Baixe grátis: Calendário 2023 + 31 dias de conteúdo para o Instagram!

Que tal começar o seu 2023 de forma organizada e criativa? Aproveite o otimismo e essa energia de renovação que rolam neste começo do ano pra planejar aquele projeto que está parado na sua gaveta, ou pensar em um plano de ação para fazer o seu negócio decolar este ano!

Baixe grátis: Calendário 2023 + 31 dias de conteúdo para o Instagram!

Preparamos um calendário 2023 para você baixar gratuitamente, imprimir e se organizar para as principais datas comerciais e comemorativas do próximo ano!

31 dias de conteúdo para o Instagram

Se você está sem ideias sobre qual conteúdo produzir, criamos um calendário com 31 dias de ideias de conteúdo pra te ajudar nos seus posts!

foto: Cahandmade.co

Lembre-se que estas são apenas sugestões de posts! Você pode optar por divulgar apenas os conteúdos que se sinta confortável em publicar ou que tenha mais a a cara da sua marca.

E para te ajudar a começar 2023 de forma organizada, planejada e com foco nas atividades que farão a sua marca crescer, neste post separei várias dicas sobre como planejar suas metas em 2023, vem ver!

Organize sua lista de tarefas por ordem de urgência e prioridade

Uma das vantagens de trabalhar de forma autônoma, é poder gerenciar sua agenda da forma que desejar. Mas, às vezes nos esquecemos que o dia tem apenas 24h e criamos uma lista com dezenas atividades que gostaríamos de concluir no dia. Mas será que essa lista está coerente com o tempo que você tem disponível? Ao invés disso, crie duas listas:

  • uma lista com as atividades imprescindíveis que você precisa concluir naquele dia como: um pedido que está no prazo limite ou perto dele, responder clientes, pagar contas, etc.
  • outra com coisas menos prioritárias para fazer na semana ou no mês. E caso conseguir finalizar as tarefas mais urgentes do dia e ainda estiver no seu horário de trabalho, pode adiantar uma atividade dessa segunda lista.

Dica para tirar os projetos grandes do papel

Muitos empreendedores possuem planos e projetos com potencial para fazer suas marcas crescerem e se desenvolver. Mas por esses projetos serem desafiadoras, o medo, a insegurança e aquele pensamento “ainda não é o momento ideal” podem nos paralisar. Muitas vezes, o que precisamos é só dar o primeiro passo. Esse geralmente é o passo mais difícil. Por isso, eu tenho uma tática que me ajuda quando sinto que estou procrastinando as tarefas e projetos mais importantes que é: dê um passo pequeno para tirar o projeto do papel.

A ideia principal aqui é transformar o primeiro passo de um projeto grande ou atividade importante em uma micro tarefa, de forma a te ajudar a dar o tão importante primeiro passo.

Vou citar alguns exemplos para te ajudar:

Convite de parceria para uma marca

Imagine que eu preciso escrever um email de convite para uma marca que eu admiro muito. Ao invés de colocar na minha lista de tarefas “escrever o email para a parceira” eu coloco “escrever o rascunho ou início do email”. O fato de ser um rascunho, torna a atividade mais leve e com isso terei mais motivação pra colocá-la em prática.

Criar uma identidade visual para sua marca

Você pode pegar referências de paletas de cores e estilos que mais lhe agradam e combinam com o estilo da sua marca e criar um moodboard com as imagens, escreva quais sentimentos gostaria que a sua marca transmitisse aos seus clientes, escreva as características da persona da sua marca, quais os valores da sua marca, etc.

Formalizar o seu negócio

Nós já compartilhamos aqui no blog um Guia Prático para abrir uma MEI e formalizar seu negócio. Você pode listar todas as atividades que precisa fazer para formalizar o seu negócio, como escolher um nome fantasia e definir o capital social para sua empresa, por exemplo.

Muitas vezes, quando vemos a nossa lista de tarefas cheias de atividades, temos a impressão de que estamos sendo produtivos. Mas fazer mais atividades no dia não necessariamente fará a sua marca crescer mais rápido. Focar em menos coisas, mas nas coisas certas, podem lhe trazer muito mais frutos no futuro.

Invista no seu negócio

Para crescer seu negócio criativo é preciso aceitar que as atitudes e ações que te trouxeram até onde você está, são válidas só até o patamar que você está agora, e não são as mesmas que farão seu negócio mudar de nível. Para isso, é importante investir em equipamentos, cursos e contratar serviços, eles irão te ajudar a trazer mais profissionalismo ao seu negócio.

É preciso investir para progredir.

Veja também:

+ Viva Magenta: dicas para usar a cor Pantone 2023 no seu negócio

+ Como encontrar e pesquisar tendências para minha loja online

 

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.