Home | Festas | Casamento | Penteado de noiva: como escolher o ideal

Penteado de noiva: como escolher o ideal

O penteado de noiva é mais um elemento que ajuda a compor seu visual e, assim como o vestido, a maquiagem, o sapato e os acessórios, ele tem um papel importante de estar alinhado com o estilo da noiva, sua personalidade e essência. É isso que deve guiar sua escolha, para que se sinta linda e confortável, do seu jeitinho. O casamento é um dia para realçar aquilo que a noiva tem de mais bonito, em vez de mudá-la completamente. Esse cuidado é importante para que você se enxergue de forma genuína nas fotos e lembranças do seu casamento.

Noiva com coque e coroa.
Foto: Anderson Morgado (@anderson_morgado2)

Mas agora, falando especialmente do penteado, por onde podemos começar? Continua lendo que a gente te explica!

Como escolher o penteado de noiva perfeito?

Em meio a tantas definições e tarefas a cumprir durante o planejamento do casamento, detalhes como a escolha do penteado podem passar em branco e ficar para a última hora. Mas com organização, podemos encontrar tempo pra tudo, acredite! Pra isso, ter as ferramentas ideais nesse jornada é crucial.

Com o checklist da Wedy, é possível priorizar as tarefas e saber exatamente qual o momento de pensar em cada coisa. No caso do penteado, você vai saber a hora certa para escolher e marcar a prova de make e cabelo com o profissional que vai fazer sua produção – uma etapa super importante para que vocês cheguem em conjunto no visual perfeito.

E agora de forma prática, o que devemos considerar na hora de definir o penteado de noiva? No geral, são três principais fatores: o estilo do vestido e do casamento, a personalidade da noiva e o seu tipo de cabelo.

Considere o estilo do casamento

O estilo do casamento e do vestido são um bom ponto de partida para a escolha do penteado de noiva. Casamentos na praia, diurnos e com estilo rústico combinam bem com cabelos mais soltos, despojados, talvez com aplicação de tranças, em um penteado meio preso e uma guirlanda para enfeitar. Já casamentos noturnos, com estilo mais clássico e romântico, pedem um penteado preso, um coque ou até um rabo de cavalo mais sofisticado.

O vestido de noiva também vai ajudar nessa hora. Modelos com mais volume, detalhes, brilhos e aplicações combinam com penteados e makes mais discretos, para equilibrar o visual, apesar de isso não ser regra. Caso o vestido tenha um decote nas costas, por exemplo, a noiva pode querer dar destaque a esse detalhe com um penteado preso. Tudo é questão de avaliar o visual completo, pensando em como harmonizar cada elemento.

penteado de noiva para casamento na praia.
Foto: Vuê (@vueoficial)

Siga a sua personalidade

Esses exemplos que demos acima são algumas dicas, mas nada aqui é regra. Talvez o fator mais importante de todos seja respeitar a sua identidade. Se você não gosta de usar o cabelo preso, um coque não será o penteado ideal, mesmo que todos digam que é o mais indicado considerando o estilo do vestido e do casamento. A forma como você se sente é o que mais importa, é o seu dia e você tem que estar da forma que se sente mais linda!

Noiva com penteado de rabo de cavalo.
Foto: Missy Sue (@missysueblog)

Pense no seu tipo de cabelo

Pensando de maneira mais prática, o seu cabelo também vai ser um fator a considerar no momento de escolher o penteado para noiva. Cada tipo de cabelo, com suas particularidades, tem os penteados ideais, que valorizam o cabelo, e os penteados não tão indicados. Os cabelos muito lisos, por exemplo, podem não suportar por muito tempo um coque ou cachos, que costumam se desfazer ao longo da festa. Já os cabelos cacheados ficam lindos em penteados presos, já que o volume traz a possibilidade de testar opções mais elaboradas.

Quem vai auxiliar nesse momento é o cabelereiro ou profissional responsável pela sua produção. Eles vão usar sua experiência para indicar o que é ideal pra você, dentro do que você trouxer de opção. Pesquise bastante, traga referências daquilo que você busca e confie no profissional, ele normalmente são especializados em casamentos e já testaram e viram de tudo!

Noiva de cabelo cacheado com coque.
Foto: Cris França (@crisfranca_penteados)

Tipos de penteados para noivas

Depois de entender os principais fatores que você deve levar em conta na hora de escolher seu penteado, trouxemos aqui alguns tipos de penteados de noiva para você se inspirar.

Penteado de noiva solto

Os penteados soltos ou meio presos são perfeitos para as noivas que querem aproveitar o movimento do cabelo e seu comprimento. Como dissemos anteriormente, isso vai depender muito do estilo de cada noiva.

Nesses tipos de penteados você pode explorar o uso de tranças, pode usar ele meio preso, deixando a franja a mostra e criando um visual mais leve. As grinaldas aqui fazem toda a diferença, como os headbands, guirlandas ou presilhas.

Penteado cabelo meio preso para noivas.
Foto: Isabel Santos (@labeel.beauty)
Penteado de noiva cabelo cacheado.
Foto: Isabel Santos (@labeel.beauty)

Penteado de noiva preso

Penteados presos normalmente são mais sofisticados, podendo ser discretos ou não. Eles podem exigir um certo comprimento caso você deseje um coque volumoso, para que seja possível moldar o cabelo. As noivas mais clássicas costumam gostar da ideia dos penteados presos, que com grinaldas de coroa ou porta-coques, trazem uma sofisticação a mais. Mas há também as opções de coques desconstruídos, que misturam o arrumado com o despojado, em um visual belíssimo. Essa talvez seja a alternativa mais confortável para a noiva, por resistirem durante toda a festa e permanecerem intactos.

Coque em noiva de cabelos ruivos.
Foto: Mateus Gibertone (@penteadosmateusgibertone)
Coque desconstruído para noiva.
Foto: Mateus Gibertone (@penteadosmateusgibertone)

Penteado de noiva para cabelo curto

Mas e as noivas com cabelo curto? Isso não é um problema! Existem penteados lindos que funcionam super bem em cabelos de comprimento menor. As tranças embutidas são uma ótima opção, assim como o uso de presilhas e tiaras, que são um charme. E ao contrário do que muitas pensam, em cabelos curtos é possível fazer até mesmo coques, com uma montagem desconstruída que fica linda! No fim, basta uma boa pesquisa de referências que você sempre vai encontrar opções incríveis.

Penteado para noiva de cabelo curto.
Foto: Ester Mota (@estermotapenteados)
Penteado de tranças para noiva com cabelo curto.
Foto: Ádno Moreira (@adnomoreira)

Um pouco mais confiante nessa missão de escolher o penteado para noiva? No início, sempre parece difícil, mas com essas dicas e inspirações, esperamos ter ajudado para que se sinta mais segura para definir o visual que te faça sentir linda, afinal, é o seu grande dia!

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.