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Monte o seu Perfil de Venda neste final de ano

Hoje é dia de Natal Fora de Série, nosso especial  com dicas para mandar bem nas vendas de fim de ano. Hoje chamamos a Gabriela Bueloni, da Consultoria Fato, para falar sobre sobre Perfil de venda e organização.

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“Insanidade é querer resultados diferentes fazendo tudo sempre igual, sem mudanças! – Edna Rossim

Vocês já devem ter percebido que adoro frases. E é com uma delas que vou abrir o texto sobre o período mais bacana do ano, na minha opinião: o Natal!  O final do ano nos chamar a atenção sobre a importância de mudar e implantar novos processos dentro das nossas empresas e também para nossas vidas. Assim, conseguimos obter cada vez mais foco e melhorar nosso desempenho no cumprimento das metas!

Estamos na época mais aguardada do ano pela cadeia de lojistas e empreendedores pois é quando o varejo está mais aquecido. Afinal de contas, todo mundo compra presentes no Natal. É a melhor época para vender!

Para quem trabalha sob encomenda e sem estoque de pronta entrega, a atenção precisa ser redobrada nesse período para não perder nenhuma oportunidade de venda.

Portanto, precisamos nos planejar para este momento. Para isso, sugiro que você responda as seguintes perguntas:

  • Quais produtos meus clientes irão comprar mais? 
  • Em que quantidade?
  • Como vou me estocar neste período?

Organização e foco para o natal

Como a primeira pergunta é impossível de responder (não temos bola de cristal), precisamos nos organizar ao máximo em relação aos produtos que serão apresentados em nossa  coleção e mix da loja. Também é importante pensar se haverá ou não a possibilidade de pronta entrega de alguns itens da coleção.

Para mensurar a quantidade de itens para ter em seu ‘mini estoque de pronta entrega’, faça um perfil da sua venda. Mas o que é isso?

perfil de venda

Trata-se da tabulação de todas as vendas efetuadas, divididas em modelo, cor/estampa e numeração (se houver).

Neste caso, para trabalhar o seu perfil de venda, analise o que foi vendido no último Natal até o primeiro semestre de 2012, ou as duas últimas coleções. Veja qual foi a média dos itens mais comprados e assim você terá uma ideia da quantidade que poderá trabalhar com alguns itens na pronta entrega de Natal.

Vamos a um exemplo prático: Se durante o ano todo você vendeu o body com aplicação de coração tamanho P em média 2 peças por mês, para o período do Natal já deixe produzido duas peças deste artigo para pronta entrega. Use esse raciocínio para planejar a sua produção como um todo!

Experimente fazer o seu perfil de venda antes de sair produzindo.  Dessa forma você consegue se organizar e verificar se existem alguns produtos que valem a pena ter em pronta entrega.  E leia mais sobre produtos pronta entrega neste outro post.

 

E vou aproveitar para dar uma dica de Marketing. Que tal enviar um cartão para seus clientes especiais em novembro já desejando Boas Festas e ao mesmo tempo fazendo uma propaganda da sua linha de produtos em pronta entrega? .

E também vale deixar a embalagem do seu produto com uma carinha especial nesta época. O Elo7 disponibilizou um kit especial com etiquetas, tags e recibos temáticos, é só baixar e usar, veja aqui!

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Acompanhe todos os posts do Natal Fora de Série clicando no banner bastidor ali ao lado ou pelos posts já publicados:

  1. Natal Fora de Série + freebies: Agendas organizadoras
  2. Sua loja está pronta para o Natal? Vamos lá! 
  3. Movimento de Valorização do Artesanal
  4. Venda mais com promoções e frete grátis… você pode!
  5. Com segurança, seu cliente compra mais
  6. Tenha produtos em estoque e venda mais no Natal
  7. Freebies de Natal: tags para decorar seus produtos

Toda quinta temos um encontro marcado aqui no blog com artigos especiais para se preparar e aproveitar as oportunidades do final de ano. Não perca!

(imagem do post: CatMacBride)

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