Home | Festas | Casamento | Tendências para casamentos 2021: o que esperar das celebrações neste ano

Tendências para casamentos 2021: o que esperar das celebrações neste ano

Todo início de ano olhamos para as novidades que vão ditar a moda, eventos e celebrações, para saber o que esperar e no que se inspirar. As tendências para casamentos em 2021 surgem muito do cenário pandêmico de 2020, que exigiu adaptações e mudou os planos de muitos noivos. Separamos aqui aquilo que percebemos que estará muito presente nos casamentos desse ano, abrangendo decoração, formatos de festa, produção e soluções criativas para se enquadrar no contexto de isolamento social que ainda vivemos.

Foto: Paula Peçanha (@paulapecanhafotografia)

Tendências para casamentos  2021: casamentos pequenos e intimistas

O isolamento social impediu que muitos casais fizessem a festa de casamento tradicional e na data marcada. Alguns adiaram, alguns adaptaram o formato. Foi nesse contexto que os micro e mini weddings, elopement wedding, casamentos em casa e casamentos no quintal começaram a ganhar cada vez mais força.

Isso porque são formatos enxutos, com nenhum ou poucos convidados, que permitem que os casais mantenham suas datas de casamento e não precisem adiar o sonho. Essa tendência vai se manter nos casamentos em 2021, já que mostrou aos noivos e noivas mais uma alternativa de festa, que é muito atrativa, mais econômica e que possibilita investir em atrações, locais e buffets mais caros, por economizar ao convidar menos pessoas.

Foto: Eliza Ginger (@gingereliza_photo)

E por que não mais de uma opção?

Há também os casais que estão experimentando as duas coisas: manter a sua data, adaptando para esse formato menor, mas sem abrir mão do casamento tradicional também, ao escolher celebrar mais de uma vez. Esses são os casos dos Sequel Weddings, que nada mais é do que uma sequência de festas, em diferentes formatos, para celebrar a união do casal primeiro de forma mais intimista (mantendo a primeira data escolhida), para depois realizar o sonho de um grande evento.

Foto: Gabriel Conover (@gabrielconover.photo)

Transmissão online

E como uma coisa leva a outra, foi nessas variações de celebração que o casamento online também apareceu. Uma tendência que ainda se mantém esse ano é a transmissão do evento às pessoas que não poderão comparecer pelo limite de convidados, mas que gostariam de acompanhar o Grande Dia dos noivos, mesmo que de longe.

Tendências para casamentos  2021: dress code casual ou extravagante

Como os casamentos menores e mais intimistas estão em alta, os dress codes também estão mudando para se adaptar a esses novos formatos. A tendência para os casamentos em 2021 é que os trajes sejam mais casuais, mas pensados para o cenário do casamento. Em festas ao ar livre, por exemplo, as convidadas podem apostar em vestidos floridos ou de cores mais vivas. Os vestidos das madrinhas também podem seguir uma linha menos formal, mas ainda combinadas para usar o mesmo modelo ou cor. E para as noivas, nesses casos, a pedida será vestidos minimalistas.

Foto: Mitch Pohl (@mitchpohl)

Já para os casamentos maiores e mais tradicionais, as noivas ousadas poderão investir em modelos mais elaborados, com saias volumosas, camadas de texturas diferentes, destaque para os decotes, mangas bufantes e apliques.

Penteados e makes naurais

Os penteados e makes prometem seguir um estilo natural. As maquiagens serão mais leves e atemporais e nos cabelos não veremos mais muitos coques elaborados. Eles dão espaço aos penteados simples, cabelos soltos e grinaldas delicadas, típico de casamentos ao ar livre.

Foto: Tiffany Ward (@tiffanywardphotography)

Tendências para casamentos  2021: Mini moons e nano moons

Com restrições para viagens maiores, a lua de mel de muitos casais está sendo mais curta, em lugares mais próximos, mas igualmente especiais. Principalmente para os casais que não têm disponibilidade para tirar muitos dias de férias, e agora também por conta da impossibilidade de viajar para outros países, as mini e nano moons tornam-se a alternativa perfeita para não deixar passar a oportunidade de celebrar a vida de recém casados.

E o melhor de tudo: poder planejá-las com a lista de casamento da Wedy, onde os noivos podem montar o roteiro completo da viagem, com todos os custos de passagens, refeições, atrações e estadia. Os convidados escolhem o que querem presentear da lista e o casal recebe todo o valor em dinheiro! Para gastar quando e da forma que preferirem :)

Foto: Sabrina Kaye (@sabrinakaye)

Tendências para casamentos  2021: kits e mimos para convidados

Um costume que continua tendência e ganha ainda mais força agora é a personalização e o cuidado nos mimos para os convidados. Com os eventos durante a pandemia, muitos noivos estão preparando um kit de boas vindas, com produtos de higiene pessoal, para que todos entrem na festa com segurança.

Além desses kits, está virando tendência receber os convidados em suas meses com mimos ou cartinhas, agradecendo pela presença. É uma forma simples e delicada de demonstrar carinho por aqueles que estão presentes em um momento tão importante para o casal.

Produto da loja Dinda Conviteria e Mimos

Tendências para casamentos  2021: decoração

Para a decoração, os casais estão apostando em cenários intimistas e confortáveis para receber os convidados. Em formatos de evento menores, fica mais fácil de investir em uma decoração mais elaborada, reforçando o estilo da festa. As luzes na decoração aparecem com força, principalmente com cortinas de luz, o chamado fairy light, composto por luzinhas de natal. Como em muitos casos os casamentos são diurnos e ao ar livre, a natureza se torna protagonista na decoração.

Foto: Aline May (@alinemayfoto)

A pedida é aproveitar da própria natureza do local, inserindo em pontos específicos a paleta de cor do casamento. A tendência para casamentos em 2021 é compor um visual de jardim natural, com uso de muitas folhagens e flores secas, que seguem seus movimentos naturais nos arranjos, para um resultado delicado e orgânico.

Foto: Nikollas Campos (@nikollascampos)

Sustentabilidade

Uma tendência que já nos acompanha há algum tempo, mas que se mantém cada vez mais forte, são os eco weddings e o cuidado com a sustentabilidade nos casamentos, principalmente com a decoração. Os casais buscam alternativas conscientes para diminuir o desperdício de materiais. Isso pode ser aplicado ao convite do casamento, aos cardápios, cartões e às lembrancinhas, basta um pouco de criatividade, que o resultado pode ser até mais econômico, além de sustentável.

Foto: Tony Limeres

Paleta de cores

Para as cores, as tendências para casamentos em 2021 começam com as cores do ano, elegidas pela Pantone: a dupla Ultimate Grey & Illuminating. O amarelo é símbolo de alegria, normalmente associado ao sol e vivacidade, enquanto o cinza é um elemento sólido, forte, seguro, que forma uma bastante conjunto harmônico.

É com essa energia toda que entram as diversas possibilidades de paletas regidas por elas: as cores vivas! Cada vez mais observamos uma ousadia no uso de cor, que substituem o branco e tons mais leves – apesar de não serem substituídos por completo e seguirem como a escolha dos noivos mais discretos. Essa tendência de cores acompanha os cenários na natureza, em festas diurnas e ao ar livre.

Foto: Studio Kinsley Santos (@studiokinsleysantos)

Prontos pra organizar seu casamento pensando nas principais tendências de 2021? Esperamos que esse artigo tenha ajudado vocês a enxergarem novas possibilidades para se adaptar ao cenário desse ano que se inicia, que ainda traz desafios mas também abertura para ser criativo e reinventar.

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.