Home | Festas | Casamento no quintal: dicas práticas para fazer o seu

Casamento no quintal: dicas práticas para fazer o seu

Uma modalidade de festa que vem ganhando os corações dos noivos é o casamento no quintal. Com uma proposta mais intimista, é possível planejar o casamento no espaço em que o casal se sente mais confortável: sua casa. Com um número menor de convidados, mas colocando toda a sua personalidade, eles podem tornar a experiência convidativa e encantadora para todos.

Casamento no quintal
Foto: Lu Monn (@lumonncerimonial)

Proposta de um casamento no quintal

Pode ser que a motivação para fazer o casamento no quintal seja a economia, afinal, sem a locação do espaço e com uma festa pequena, os custos são significativamente menores. Mas existem também outros motivos para que diversos casais se apaixonem pela ideia de uma cerimônia caseira. A familiaridade com o espaço faz com que possam celebrar sua união de forma mais intimista e confortável.

É a quebra da visão de que o casamento precisa ser necessariamente um evento grande. Muitos casais preferem o reservado e discreto, o que explica a tendência crescente dos Mini Weddings e Elopement Weddings. Quer entender melhor como você pode tornar essa a opção perfeita para o seu casamento? Então continue lendo que nós separamos algumas dicas de como fazer desse momento o mais especial possível!

Noivos em casamento no quintal de casa
Foto: Michelle Lam (@michellelalam)

Como organizar um casamento no quintal

Organizar um casamento é sempre um desafio, já que são muitas coisas para pesquisar, planejar resolver e fazer. No intuito de facilitar todo esse processo, a Wedy oferece todas as ferramentas necessárias para o casal que está vivendo esse momento: um site de casamento personalizado, uma lista de presentes convertida em dinheiro, um gerenciador para lista de convidados e um checklist para guiar a organização do casamento em cada etapa.

Para o casamento no quintal, não é diferente. Apesar de menor, o casal passa por todas essas etapas da mesma forma. Para ajudar na inspiração, a gente trouxe algumas dicas de detalhes e particularidades que fazem a diferença em uma cerimônia caseira assim.

Cerimônia e altar

Por ser um casamento no quintal, os casais que querem fazer uma cerimônia religiosa podem verificar a possibilidade do padre ou pastor ir até o local para realizar a celebração. Caso não busquem um viés religioso, os noivos podem contratar um celebrante para guiar esse momento com um texto significativo para o casal, acompanhando os votos. Outra alternativa nesses casos é a Cerimônia da Luz, para selar a sua união de uma maneira especial e simbólica, sem ser necessariamente religiosa.

Existem diversas formas de montar o altar em um casamento no quintal de casa. Os noivos podem optar por eles mesmos fazerem, com tecidos para formar uma cortina, enfeitando com luzinhas, ou então montando um arco com flores e plantas. Caso o estilo do casamento seja mais rústico, uma mesa com arranjos e velas pode ser uma boa pedida. Aqui o que vale é soltar a criatividade e alinhar o estilo do casamento com as possibilidades e particularidades do local.

Altar para casamento no quintal
Foto: Lauren Dixon (@laurendixonphotography)

Espaço para os convidados

Como os casamentos no quintal de casa normalmente não comportam muitas pessoas por conta do espaço, a lista de convidados também costuma ser menor, seguindo a proposta dos Mini ou Micro Weddings. Nesse caso, é importante considerar a melhor forma de acomodar a todos, pensando tanto no momento da cerimônia quanto no momento da refeição.

Uma alternativa é usar as mesas que seriam para o jantar ou almoço também para a cerimônia, tudo em um mesmo espaço. Os noivos podem querer distribuir algumas mesmas menores pelo quintal, dividindo os convidados em grupos, ou então usar uma grande mesa retangular para acomodar a todos, em um clima familiar e próximo.

Mesa retangular para acomodar convidados em casamento no quintal.
Foto: Ecolumi (@ecolumi_decoracao_rustica)

Outra ideia que está virando tendência e que encaixa muito bem nos casamentos no quintal são os Picnic Weddings, ou seja, usar a proposta de um piquenique, acomodando os convidados em toalhas ou almofadas dispostas no chão para assistir à cerimônia e para comer. Isso também torna a festa mais descontraída e divertida, além de poder construir um cenário gracioso e romântico.

Comida

Para combinar com o casamento no quintal, as comidas também podem ser mais simples e caseiras. Muitos casais escolhem finger foods para o cardápio, que são pequenas porções de comida ou petiscos para comer com as mãos, sem a necessidade de pratos e talheres. Se a ideia for algo ainda mais informal, os foodtrucks de hamburgueres ou pizzas individuais encaixam bem. Mas claro que nada impede de montar um cardápio mais tradicional, com as comidas preferidas do casal, que com certeza vai agradar a todos.

Finger food para casamento
Foto: Marion de Weert (@weertmarion)
Mesa para convidados casamento
Foto: Anjuscha (@anjusually)

Luzes para um casamento no quintal

Principalmente em um local que não é originalmente projetado para um evento, os detalhes na decoração fazem toda a diferença. Nesse quesito, as luzes são elementos que podem transformar um local, dando um ar romântico e muito aconchegante.

O melhor é que, mais uma vez, não é preciso investir valores altos para fazer uma iluminação que tenha esse efeito. Os noivos podem fazer lindas composições com fios de luz (super acessíveis), prendendo em pontos altos para fazer uma espécie de “varal”, cortinas de luz, enrolando em árvores ou até colocando dentro de potinhos que podem ser pendurados ou posicionados em pontos de destaque, como no altar ou no centro das mesas para compor os arranjos.

Luzes para decoração casamento
Foto: Glynne Bliss (@glynne.ashley.photography)

Decoração para casamento no quintal

Seguindo a mesma ideia das luzes – que têm um importante papel na decoraçãoexistem diversos elementos que podem ser incluídos na montagem do cenário de um casamento no quintal. As flores são parte fundamental nisso, podendo enfeitar o altar, as mesas, os arranjos e, para um maior destaque, podem ser usadas para fazer um painel para fotos.

Montar lounges com estofados e almofadas é uma ótima ideia para trazer conforto aos convidados, além de ficar lindo. Os balões também estão super em alta para trazer cor e vivacidade à decoração. O casal pode colocar sua personalidade com fotos suas, relembrando sua história. Para um estilo rústico, móveis mais antigos, como malas ou mesinhas, trazem um charme a mais, e podem ser usados para apoiar quadrinhos de giz para que os convidados deixem recados ao casal. Mais uma vez, a criatividade deve guiar nesse momento.

Lounge casamento no quintal
Foto: Aldinga Secret (@aldingasecretgarden)
Decoração casamento
Foto: Sardinia (@salvadoriphotographers)

E aí? Se animou para fazer um casamento no quintal? Muitas vezes não percebemos que a opção perfeita está tão próxima, como a nossa casa. Além de ficar lindo com essas dicas de decoração, vai trazer um clima familiar e com ainda mais significado para os noivos :)

Sobre Wedy

A Wedy é parceira do Elo7 e ajuda noivos a organizarem e planejarem o seu casamento através de um site personalizado e ferramentas que facilitam todo o processo. Sua missão é tornar essa a jornada o mais simples e agradável possível, para dar espaço a todo sentimento envolvido e fazer do casamento um momento marcante desde a sua preparação até o tão esperado "sim".

Veja mais posts deste autor.